ECONOMIA - Emprego tem o maior avanço do ano no comércio paulista

22 de setembro de 2022
Fecomercio

Em julho, o Estado de São Paulo registrou a maior alta para o ano na criação de postos de trabalho celetistas no comércio. De acordo com a Pesquisa do Emprego (PESP) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no mês, foram criadas 16.273 vagas com carteira assinada – aumento de 27,6% em relação a junho. Além da maior variação mensal, o saldo também representa o melhor desempenho observado no setor desde novembro de 2021, quando foram gerados 37.923 empregos.

Dentre as divisões que formam o comércio, o varejo se destacou, com a geração de 10.473 vagas. A retomada ocorreu, principalmente, nas atividades que comercializam mercadorias de consumo não adiável, como é o caso do segmento de gêneros alimentícios. Os hipermercados e supermercados, por exemplo, foram responsáveis pela criação de 3.039 postos de trabalho. Já as divisões do atacado e do comércio e de reparação de veículos geraram, respectivamente, 4.487 e 1.313 vagas.

Os programas e as iniciativas do setor público para injeção de recursos na economia, em geral, contribuem para a evolução do mercado de trabalho, bem como para o avanço do crédito (e, consequentemente, do endividamento familiar). Este cenário é propício para as receitas empresariais e o avanço da confiança do empresário, impulsionando a geração de novos empregos.

Apesar da evolução mensal, a criação de vagas no comércio ficou 32% menor do que a registrada em julho de 2021. No acumulado até o sétimo mês deste ano, o setor apontava a formação de 34 mil empregos em todo o Estado, puxada pela divisão do comércio varejista (20.197), em especial pelo varejo de ferragens, madeira e materiais de construção (3.497).

Já na capital paulista, o mês de julho terminou com a geração de praticamente 5 mil vagas (4.994). Nos sete primeiros meses de 2022, a cidade gerou 13.309 postos de trabalho, com forte influência do comércio atacadista: com quase 7 mil vagas. Ao todo, o comércio paulistano ultrapassou um total de 858 mil empregos.

Geração de emprego nos serviços é a menor do ano

Na contramão do comércio, o setor de serviços paulista apresentou, em julho, a menor geração de vagas do ano. Foram 20.030 empregos com carteira assinada, alavancados pelos serviços de transportes, armazenagem e correio (4.579 vagas); pelos serviços de saúde e sociais (4.459); e pelos serviços de alojamento e alimentação (3.991).

Embora positivo, o resultado é praticamente metade dos saldos observados em junho (38.766) e no mesmo período do ano passado (40.762). Para a FecomercioSP, entretanto, é prematuro afirmar que o setor esteja passando por um arrefecimento consolidado do ritmo do mercado laboral, ainda mais por ser o carro-chefe da geração de empregos no Brasil e no Estado de São Paulo.

Será preciso observar de perto os resultados dos meses seguintes para avaliar se é visível uma desaceleração na criação de vagas. Além disso, é necessário considerar que o emprego nos serviços, nos últimos meses, vinha se beneficiando da recuperação tardia do pós-pandemia. Assim, uma desaceleração na criação de novos empregos até pode ocorrer, mas não será tão relevante a ponto de reverter a trajetória positiva do setor.

No ano, os serviços foram responsáveis pela criação de 250 mil vínculos empregatícios no Estado. Na capital paulista, em julho, houve geração de 7.295 postos – praticamente um terço do registrado no mês anterior (21.123). Já nos sete primeiros meses, a cidade de São Paulo gerou pouco mais de 95 mil empregos. Dentre os segmentos, chama a atenção os bons resultados dos serviços de alojamento e alimentação (17.540 vagas) – impactados pela atividade de bares e restaurantes (11.096) – e dos serviços de informação e comunicação (17.184), com destaque para as atividades de serviços de tecnologia da informação (11.662).

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua 15 de Novembro 919 A - Centro

Baturité / CE - CEP: 62760-000

Contato

(85) 3347-1753

E-mail

sgcontabilidade@gmail.com

Sitecontabil © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados